Crianças com idade de 3 a 6 anos têm a opção de frequentar um tipo diferente de escola na Alemanha e Suécia, chamados de Forest Kindergarten ou Jardim da Infância na Floresta. Trata-se de um tipo de pré-escola ao ar livre, onde as aulas são ministradas no meio de uma floresta.
Logo pela manhã, os pais deixam seus filhos com os professores, que andam com eles cerca de um quilômetro e meio mata adentro. No local, as crianças são encorajadas a brincar, explorar e aprender. A supervisão de um adulto é destinada a ajudar em vez de conduzir.
Os educadores e as crianças gastam o dia ao ar livre. Os pequenos são encorajados a brincar com brinquedos feitos de materiais encontrados ali mesmo. Apesar das diferenças, os jardins de infância florestais se destinam a preencher as mesmas finalidades da educação básica: educar e estimular.
Os benefícios do aprendizado em contato com a natureza são inúmeros. Especialistas apontam que brincar ao ar livre por longos períodos tem impacto positivo no desenvolvimento da criança, especialmente em áreas como balanço, agilidade, coordenação motora, destreza manual, sensibilidade táctil e percepção de profundidade.
Os professores observam que quando as crianças dos Forest Kindergartens chegam ao ensino médio, elas obtêm resultados acima da média em áreas como leitura, escrita, matemática, interações sociais e muitas outras. Também se verifica uma maior autodisciplina, em média, do que os alunos que não frequentaram essa modalidade de ensino.