Trilha localizada no Parque Nacional da Tijuca será recuperada

Há cerca de 4 meses, uma equipe especializada do Parque Nacional da Tijuca – na cidade do Rio de Janeiro – vem trabalhando na reforma e revitalização da Trilha do Rio Carioca, situada no local. A trilha não é muito conhecida, mas possui grande valor histórico. Ela começa nas imediações do Hotel Paineiras e termina na Estação Mãe D’Água, em Santa Teresa.

A trilha estava com problemas de erosão e bastante desgastada. Uma equipe trabalha no seu conserto, além de também instalar novas pontes e placas. De acordo com o cronograma, as obras devem ficar prontas antes do início dos Jogos Olímpicos, em 5 de agosto, para receber turistas e amantes de caminhada.

Além das caminhadas e turismo na natureza, o caminho vai ajudar também aqueles que precisam subir a pé pela Estrada das Paineiras, o que não é recomendável, pois a estrada não possui acostamento. Deslocar-se pela Trilha do Rio Carioca será mais seguro e rápido.

Há também planos de se construir um deque mirante no local, com vista para o Centro da cidade, a Ponte do Rio Niterói e a Serra dos Órgãos.

O rio Carioca já teve grande importância para o município. No século XVIII, era a principal fonte de abastecimento da cidade. Aos poucos, foi perdendo a relevância nesse sentido e atualmente abastece apenas algumas localidades de Santa Teresa, parte da Estrada Heitor da Silva Costa e da Ladeira dos Guararapes. No entanto, o seu valor histórico e cultural permanece. As peculiaridades e curiosidades do Rio e da trilha, fazem o local muito interessante. Vale a visita e a caminhada.