O incentivo à geração de renda e às atividades sustentáveis ao longo da trilha é o principal objetivo do Componente Cadeia Produtiva do Caminho da Mata Atlântica.
Percorrer mais de 4 mil km de trilhas, ou mesmo fazer uma travessia em um final de semana, exige um bom planejamento logístico. A proposta é facilitar a vida dos caminhantes oferecendo informações sobre os serviços de apoio disponíveis em cada trecho do Caminho e ao mesmo tempo incentivar as atividades desenvolvidas nas comunidades e áreas protegidas ao longo do trajeto.
Todos que oferecem serviços como hospedagem (pousadas, albergues ou campings), alimentação (restaurantes, mercadinhos e produtos locais), guiagem ou condução de visitantes, transporte, aluguel de bicicletas, barcos ou outros equipamentos e qualquer tipo de apoio logístico podem se tornar parceiros do projeto. Iniciativas locais de produção orgânica, artesanal, sistemas agroflorestais e outras atividades sustentáveis também podem se tornar parceiras e divulgar suas ações.
Os parceiros terão divulgação no mapa interativo do site, em folheteria, redes sociais e eventos, além de preferência em ações de capacitação e fortalecimento com parceiros do projeto em cada local, incluindo prefeituras, SEBRAE e órgãos de extensão rural.