A Rede Altos da Serramar, Circuitos de Agroturismo é formada por produtores rurais que desenvolvem incríveis inciativas com práticas sustentáveis para a agricultura e o turismo, nos distritos de Mury, Lumiar e São Pedro da Serra (Nova Friburgo), Barra Alegre (Bom Jardim) e Dr. Elias (Trajano de Moraes), situados na região serrana do Estado do Rio de Janeiro.
As propriedades, caracterizadas por excelente conservação ambiental, localizam-se no território da APA de Macaé de Cima ou em seus arredores e muitas delas estão na trilha do Caminho da Mata Atlântica ou muito próximo a essas. Para quem vem percorrer o Caminho na região e quiser explorar um pouco mais, conhecer as diversas propriedades do Altos da Serramar é um ótimo roteiro associado ao percurso do Caminho da Mata Atlântica. São diversas propriedades, cachoeiras e montanhas e você pode agendar e fazer seus próprios circuitos.
O agroturismo concilia as potencialidades da região, integrando a conservação ambiental à agricultura e ao turismo, sendo um grande estímulo à agroecologia e fomento a economia local.
A parceria entre o Caminho da Mata Atlântica e o Circuito Altos da Serramar é fruto das oficinas de turismo realizadas pelo projeto “No Caminho da Mata Atlântica: Restaurando Paisagens e Fortalecendo Cadeias Produtivas no Mosaico Central Fluminense” executado pelo Instituto Internacional para Sustentabilidade com apoio financeiro do KfW Entwicklungsbank (Banco Alemão de Desenvolvimento), por intermédio do Fundo Brasileiro para a Biodiversidade – FUNBIO.