Um pequeno vale entre montanhas e vários destinos! Conheça essa experiência que alia a produção orgânica com a regeneração da biodiversidade e desfrute uma vivência rica em meio a natureza, hospitalidade e história do lugar. Viva essa experiência na Fazenda Monte Cristo, no município de Trajano de Moraes, no trecho Extremo Norte do Caminho!
Montanhas, agroflorestas e comida artesanal
Venha conhecer agroflorestas frutíferas e medicinais, colhendo fruta no pé e vendo na prática os processos ecológicos e o manejo cuidadoso regenerando o solo e a biodiversidade. Você poderá andar por diferentes plantios e sistemas de produção orgânicos e entender um pouco mais sobre a agricultura sintrópica e agroecologia. Além de experimentar suas colheitas biodiversas!
Se você curte caminhar pelas montanhas, não deixe de subir o topo do Monte Cristo e ver as paisagens dos rincões trajanenses do alto de seu paredão. Pelo caminho, você poderá apreciar a imponência da Pedra Mãe e passar pela Árvore Barbada que nos encanta com suas infinitas bromélias.
Experimente também tomar banho de sol nas quedas do Riacho do Canteiro, caminhar pelos afloramentos rochosos do Parque das Pedras e escalar seus boulders graníticos em meio a floresta, curtindo a biodiversidade de fauna, flora e fungos ao redor.
Ainda dá tempo de conhecer o Engenho antigo com seus tachos de cobre e a pequena fábrica de doces da Fazenda Monte Cristo, experimentando suas infusões, frutas desidratadas e receitas artesanais.
Tudo isso com a possibilidade de se hospedar com a família e amigos na Casa da Cachoeira ou no Camping do Ipê e relaxar com uma deliciosa sauna a vapor no fim do dia, aproveitar um céu estrelado incrivel quando o tempo está aberto e um banho de cascata pra começar bem a manhã!
A parceria entre o Caminho da Mata Atlântica e a Fazenda Monte Cristo Agroflorestal é fruto das oficinas de turismo realizadas pelo projeto “No Caminho da Mata Atlântica: Restaurando Paisagens e Fortalecendo Cadeias Produtivas no Mosaico Central Fluminense” executado pelo Instituto Internacional para Sustentabilidade com apoio financeiro do KfW Entwicklungsbank (Banco Alemão de Desenvolvimento), por intermédio do Fundo Brasileiro para a Biodiversidade – FUNBIO.