O Caminho da Mata Atlântica vem executando diferentes projetos de conservação e engajamento comunitário nos últimos anos. Explore nas descrições e links abaixo um pouco do que cada grupo local tem realizado.
Planejamento comunitário do turismo na região da APA Municipal do Sana, Macaé, RJ
O objetivo do projeto é contribuir para a conservação socioambiental da APA do Sana por meio do Turismo de Base Comunitária através da participação dos atores locais desde o planejamento até a gestão do turismo na região. O projeto visa assim valorizar e destacar as culturas e identidades locais e incentivar geração e distribuição de renda através do turismo de forma equitativa.
Período: Junho de 2023 a Dezembro 2024.
Parceiro: Fundo Casa Socioambiental
Planejamento Participativo do Turismo Comunitário no CMA no Paraná
Este projeto consistiu em engajamento comunitário, pesquisa de campo e planejamento participativo moderado pelo turismo nas comunidades do Rio Sagrado, em Morretes, e na Comunidade Agroflorestal José Lutzenberger, em Antonina. Ao longo de oito meses foram realizadas oficinas junto às comunidades com o objetivo de fortalecê-las para que elas desenvolvam suas atividades turísticas de acordo com as vocações e identidades locais.
Período: Junho de 2023 a Junho de 2024.
Parceiro: Fundação Heidehof.
No Caminho da Mata Atlântica: restaurando paisagens e fortalecendo cadeias produtivas locais no Mosaico Central Fluminense
Recuperação da vegetação nativa de Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPNs) e de áreas prioritárias ao longo do CMA para promover a conexão entre remanescentes florestais no corredor extremo norte da Serra do Mar e fortalecer a cadeia produtiva florestal e do turismo sustentável.
Período: Junho de 2022 a Junho de 2024.
Parceiro: Instituto Internacional pela Sustentabilidade (IIS)
Fortalecimento dos empreendimentos de turismo rural da Região de Florianópolis ao longo do Caminho da Mata Atlântica - Fase I
Fortalecer a diversidade sociocultural, o empreendedorismo e a sustentabilidade da Agricultura Familiar através do desenvolvimento do CMA valorizando as tradições locais e promovendo qualidade de vida e consciência ambiental.
Período: Junho de 2020 a Junho de 2024.
Parceiros: Epagri, Instituto Camargo Correa