Pesquisas e publicações

Uma rede de pesquisadores que atuam em diversas áreas vem se formando para monitorar as condições ambientais e sociais e a biodiversidade ao longo do Caminho. Nós enxergamos a iniciativa como uma estratégia para fortalecer a pesquisa e o conhecimento sobre a Mata Atlântica e apontar caminhos para a conservação e restauração do bioma e adaptação às mudanças climáticas. 

A mobilização de pesquisadores em torno do Caminho da Mata Atlântica está em andamento e diversas publicações discutem o Caminho da Mata Atlântica e as trilhas de longo curso e suas contribuições para a conservação e sociedade.

Publicações

Livros:

Artigos científicos:

Capítulos de livros:

Teses de doutorado:

Conservação de mamíferos médios e grandes no corredor de biodiversidade da Serra do Mar: contribuição para aumento da conectividade e monitoramento

– André Lanna
Lanna, A.M. (2020): Conservação de mamíferos médios e grandes no corredor de biodiversidade da Serra do Mar: contribuição para aumento da conectividade e monitoramento. Tese de doutorado – Programa de Pós-graduação em Ecologia da UFRJ. 93p.

Dissertações de mestrado:

O Caminho da Mata Atlântica como um incentivo para restauração e conexão de paisagens no estado do Rio de Janeiro

– Natália Paz
Paz, N. (2024): O Caminho da Mata Atlântica como um incentivo para restauração e conexão de paisagens no estado do Rio de Janeiro. Dissertação de mestrado em Ciência da Sustentabilidade, Departamento de Geografia e Meio Ambiente, PUC-Rio.

Corredores ecológicos na Serra do Mar do Rio de Janeiro entre os Parques Estaduais dos Três Picos e do Desengano

– Reginaldo Honorato
Honorato, R. S. (2020). Corredores ecológicos na Serra do Mar do Rio de Janeiro entre os Parques Estaduais dos Três Picos e do Desengano / Reginaldo dos Santos Honorato. Dissertação (Mestrado profissional) – Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro / Escola Nacional de Botânica Tropical. 58p.

Monografias:

Yan Rodrigues

Estudo ecológico intraespecífico de onça-parda (Puma concolor – Linnaeus, 1771) MAMMALIA: CARNÍVORA) na Reserva Ecológica de Guapiaçu e Parque Estadual dos Três Picos, Cachoeiras de Macacu, RJ, Brasil.

– Yan Rodrigues de Oliveira.
Rodrigues, O., Y. Estudo ecológico Intraespecífico de onça-parda (Puma concolor Linnaeus, 1771) (Mammalia: Carnívora) na Reserva Ecológica de Guapiaçu e Parque Estadual dos Três Picos, Cachoeiras de Macacu, RJ, Brasil. Trabalho de Conclusão de Curso – Graduação em Ciências Biológicas (UniSJ). 2022.

Artigos de divulgação:

Pesquisas em andamento

Projetos de pesquisa:

Mamíferos médios e grandes no corredor da Serra do Mar do Rio de Janeiro

Carlos Eduardo Grelle e André Lanna.
  • Carlos Eduardo Grelle é Professor Associado do Departamento de Ecologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro, orienta alunos de Mestrado e Doutorado nos Programas de Pós-Graduação em Ecologia da UFRJ (PPGE-UFRJ) e no Programa de Pós Graduação Profissional em Biodiversidade em Unidades de Conservação do Instituto de Pesquisa do Jardim Botânico do Rio de Janeiro. 
  • André Lanna é biólogo, doutor em Ecologia pela UFRJ, trabalha com os mamíferos médios e grandes na Serra do Mar com especial atenção para as áreas de presença da fauna e suas funções na restauração florestal. 

Variação temporal da densidade da onça-parda Puma concolor (Mammalia Carnivora) na Mata Atlântica.

André Lanna e Yan Rodrigues.

Dissertações de mestrado:

Isabelle Esnarriaga, pesquisa de mestrado em Ecoturismo e Conservação na Unirio