Ilhabela já tem Caminho da Mata Atlântica! Na última semana voluntários, com apoio do Parque Estadual de Ilhabela, sinalizaram a volta sul da ilha. A partir de agora, as setinhas azuis e brancas ajudarão os caminhantes a completar o percurso escolhido para o Caminho.
A iniciativa teve participação decisiva do Parque Estadual de Ilhabela, que buscou recursos para custear o material e a oficina, orientando e apoiando as atividades. Outro parceiro de primeira hora foi o Instituto Ilhabela Sustentável. O coordenador do instituto e ponto focal no Litoral Norte do CMA, Carlos Nunes, destaca a importância do projeto para a ilha: “Ficamos felizes de darmos o pontapé inicial na sinalização do trecho Ilhabela desta grande trilha. Estamos também articulando a implementação de todo o trecho Litoral Norte de SP, onde já realizamos diversos encontros para definição da rota e oficinas de sinalização.”
O primeiro passo foi apresentar o projeto no Conselho de Turismo de Ilhabela. A partir daí, começou a mobilização de parceiros e voluntários. No ano passado, uma oficina capacitou trinta voluntários em manejo e sinalização de trilhas e foi formado um núcleo local, que começou a promover mutirões de sinalização. O biólogo Ernesto Viveiros de Castro, do ICMBio e um dos coordenadores do projeto, ministrou a oficina e participou de parte da sinalização: “É muito legal ver como as pessoas se empolgam com a ideia e se engajam de verdade, participando das atividades e dando muitas sugestões para melhorar o projeto”.
O último trecho sinalizado foi o mais isolado, a travessia Castelhanos-Bonete-Sepituba. Foram 28 km de caminhada pesada percorridos por 10 voluntários. Além do esforço de sinalizar, as atividades são uma oportunidade de integração e contato com a natureza. A voluntária Sabrina Meira mostra como o projeto estimula as atividades na natureza desde sua implantação: “Desde criança ando no meio do mato, mas nunca tinha feito essa travessia. Foi uma experiência única, tenho muita gratidão pela oportunidade de fazer parte desse projeto incrível que valoriza e preserva a Mata Atlântica. Contem comigo sempre”.
O próximo passo em Ilhabela será o levantamento de parceiros entre os operadores turísticos. Meios de hospedagem, alimentação, jipeiros, guias e outros serviços associados à trilha poderão se tornar parceiros, apoiando o grupo de voluntários e os usuários. Os parceiros receberão um selo de parceiro do projeto e terão seus negócios divulgados no site e demais meios de comunicação do projeto.
Curta a nossa página no Facebook e fique sabendo de todas as novidades do CMA! 🙂