Mata Atlântica

A Mata Atlântica é um dos ecossistemas mais diversos e ameaçados do mundo, considerada um dos 5 principais hotspots de biodiversidade e reconhecida como reserva da biosfera pela UNESCO e patrimônio nacional pela Constituição brasileira.

Mais de 150 milhões de pessoas vivem neste bioma, ou seja, 75% da população brasileira. A região abriga grande variedade de espécies de plantas e animais, como você pode ver no quadro abaixo:

Mata Atlântica

Atualmente reduzida a apenas 8,5% de sua cobertura original, a Mata Atlântica tem importância decisiva para a qualidade de vida das milhões de pessoas que vivem nos 17 estados brasileiros que fazem parte dela. Confira as informações abaixo: E tem mais: ela regula o fluxo de nascentes de água, protege escarpas e montanhas encostas, bem como preserva heranças históricas e culturais.

E tem mais: ela regula o fluxo de nascentes de água, protege escarpas e montanhas encostas, bem como preserva heranças históricas e culturais.

Apesar de toda essa relevância, continuamos explorando a Mata Atlântica de maneira exagerada e ameaçando suas riquezas. Suas regiões costeiras (como, por exemplo, a Serra do Mar) ainda são muito afetadas por diversas atividades exploratórias que ocorrem no seu território, como o desmatamento e a caça.

As pressões exercidas sobre o bioma exigem ações rápidas e de forte impacto. É por isso que o Movimento Borandá visa conscientizar as pessoas da importância da Mata Atlântica e engajá-las na causa da preservação, ao aproximá-las da floresta por meio de caminhadas e atividades nas trilhas.