Jogos Olímpicos Rio 2016 terão incentivo ao turismo sustentável

O diretor-executivo do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), Achim Steiner, visitou recentemente o Brasil para apresentar a campanha Passaporte Verde, uma parceria da ONU e dos Ministérios do Meio Ambiente, Turismo e Esporte que visa promover o turismo sustentável

O projeto teve início em 2008, no Brasil, mas agora está sendo ampliado e ganhou o apoio do Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016.  A intenção é atender os cerca de 1 milhão de turistas que devem chegar em breve ao Rio de Janeiro para assistir aos jogos.

A inciativa é parte de uma campanha global do PNUMA, visando reduzir o impacto dos viajantes sobre os biomas e comunidades que visitam. O programa Passaporte Verde oferece sugestões de roteiros, serviços e produtos sustentáveis, assim como opções de transporte público, restaurantes típicos e estabelecimentos sustentáveis.

cachoeira-floresta-tijucaEm resumo, o Passaporte Verde orienta os turistas que desejam adotar comportamentos sustentáveis, mas encontram dificuldades, por não conhecerem muito bem o lugar por onde viajam.

Uma Carta de Intenções foi assinada por representantes do PNUMA, do Ministério do Turismo, Esporte e também da pasta do Meio Ambiente. Nela, os órgãos se comprometeram a incentivar práticas de sustentabilidade e incentivar o consumo responsável na área do turismo. No acordo, também estão previstos programas de educação ambiental durante o revezamento da tocha olímpica e ao longo dos jogos.