Caminho e Instituto Manacá são parceiros pela conservação

O Caminho da Mata Atlântica e o Instituto Manacá firmaram parceria para a geração de atividades em prol da conservação da Mata Atlântica. As iniciativas se aproximaram justamente por acreditarem e atuarem pela conservação da biodiversidade do bioma e por entenderem o papel decisivo em aproximar as pessoas nessas ações.

O Instituto Manacá é uma Organização da Sociedade Civil que atua na geração de redes de monitoramento que têm identificado grandes mamíferos em áreas prioritárias no Paraná e em São Paulo. Além da identificação e monitoramento, o Instituto tem atuado na capacitação das populações rurais com atividades de ciência-cidadã, na redução de potenciais conflitos das pessoas com os grandes mamíferos e na identificação de localidades que poderão ser destinadas à observação da fauna por visitantes e turistas.

No estado do Rio de Janeiro o Caminho da Mata Atlântica tem realizado o reflorestamento de 350 ha ao longo do seu corredor acompanhado do monitoramento de fauna. São mais de 50 armadilhas fotográficas instaladas no corredor do Caminho que vêm registrando, entre outros, a presença das onças-pardas em diferentes regiões do estado.

A parceria entre o CMA e o Instituto Manacá vem a fortalecer as redes pela conservação da Mata Atlântica e busca, principalmente, aproximar as pessoas como agentes positivos nessa transformação. Em breve teremos as primeiras atividades conjuntas para dar o pontapé em nossa parceria, fiquem ligados!