A Governança do Caminho da Mata Atlântica está organizada em três níveis, composta de uma Comissão de Governança; coordenações regionais e Núcleos locais.
A comissão é responsável por discutir e aprovar diretrizes para o projeto como um todo, garantindo sua unidade; as coordenações estaduais são responsáveis pela articulação nos respectivos estados e os núcleos locais são estruturados de forma orgânica, atendendo as especificidades de cada trecho do Caminho e incluindo parceiros locais e voluntários.
A Comissão de Governança foi estruturada em 2017 e em 2020 ela foi reestruturada, seguindo a divisão dos componentes do projeto, com cinco coordenações temáticas: Trilha e Áreas Protegidas; Engajamento e Voluntariado; Cadeia Produtiva do Turismo; Pesquisa e Monitoramento; e Comunicação.
Toda a estrutura de governança considera as seguintes premissas:
- Dar uma identidade para o CMA como uma trilha de longo percurso, criando uma unidade na comunicação ao longo dos seus mais de 4.000 km;
- Considerar e manter o máximo possível a identidade, cultura e tradições de cada local, trecho e grupo;
- Trabalhar de forma sinérgica de forma que os grupos e comunidades locais tenham orgulho, vontade e se beneficiem de serem parte do CMA
Fortalecer os relacionamentos entre toda a cadeia e atores envolvidos e também entre setores público e privado; - Empoderar a sociedade civil no processo decisório, promovendo maior engajamento com o CMA.
Comissão de governança geral do CMA
Coordenação geral
Ivo Leonardo Schmitz
Coordenação de Trilhas e Áreas Protegidas
Getulio Vogetta
Coordenação de Cadeia Produtiva
Vandir de Andrade Junior
Coordenação de Engajamento
Isabelle Esnarriaga
Coordenação de Pesquisa e Monitoramento
Felipe Feliciane
Coordenação de Comunicação
Apoio Jurídico
Caiê Alonso