Tem vontade de fazer uma trilha sozinho, mas tem algum receio? A solidão nos dá espaço para a reflexão e também para relaxarmos. Além disso, é fato que temos uma maior flexibilidade quando não estamos caminhando em grupo – podemos ir em nosso próprio ritmo, dar uma pausa quando desejarmos, e observar a natureza mais calmamente. Confira, então, as dicas que nós separamos para garantir que sua trilha solo será a mais segura possível:
- Escolha uma trilha bem sinalizada e com grande fluxo de pessoas. Assim, suas chances de se perder são muito menores, e, caso você precise de ajuda, poderá contar com algum dos outros trilheiros que estiverem passando por lá. Ou, então, opte por uma trilha já feita por você antes. Não se preocupe: o dia não será chato ou repetitivo por estar em um local já conhecido. A natureza é dinâmica, e a experiência de estar sozinho te deixará mais atento a detalhes que você possa ter deixado escapar em outras ocasiões.
- Conheça seus limites e respeite-os. Caso você não se sinta fisicamente preparado para encarar uma trilha longa e difícil, não se arrisque. A fadiga nos deixa mais propensos a cometer erros. Tenha certeza de que você estará de volta a tempo, antes de escurecer. No interior da Mata Atlântica, a escuridão pode chegar até 3 horas antes, com o início do pôr-do-sol. Por segurança, sempre leve lanterna e pilhas reservas.
- Esteja preparado! Cheque a previsão do tempo ao planejar sua trilha e também antes de sair. Simplesmente olhar para fora da janela não é suficiente: o tempo pode mudar de repente. Utilize a internet ou outra fonte de sua confiança para isso. Escolha roupas adequadas para a temperatura e condições meteorológicas do dia. Não se esqueça de levar capa de chuva, independente da previsão.
- Tenha certeza de que está levando água e comida suficientes. Coloque na sua mochila um kit de primeiro socorros e um casaco extra caso o tempo mude. A melhor maneira de evitar esquecer algo essencial é escrever uma lista com todos os itens que você irá precisar.
- Avise a algum amigo ou familiar sobre sua trilha. Diga a eles para onde estará indo, e em que horário você deve voltar. Lembre-se de avisá-os assim que estiver de volta. Considere também utilizar dispositivos de rastreamento pessoal via satélite com opção de envio de solicitações de emergência.
Boa trilha!
Foto: Aziz Acharki