Contato com a natureza é sinônimo de saúde mental

São bem conhecidos os benefícios físicos de realizar trilhas regularmente. Além de ser uma ótima forma de exercício aeróbico, caminhadas de longa distância também promovem o aumento da resistência física. Porém, você sabia que o contato direto com a natureza traz também inúmeros benefícios para a sua saúde mental?

Pesquisas mostram que, em comparação com pessoas que caminham em ambientes urbanos, aquelas que realizam a mesma atividade em áreas verdes apresentam diminuição da atividade neural em áreas do cérebro relacionadas à um maior risco de transtornos psicológicos, como ansiedade e depressão. Trilhar em grupo também é uma ótima maneira de fazer novos amigos e estreitar os laços com os que já temos, o que contribui significativamente com o nosso bem-estar.

Não é surpresa que estar em meio a natureza nos deixa mais relaxados, visto que estamos constantemente ligados a nossos computadores e celulares. Estar num ambiente onde não há sinal de internet ajuda a aliviar os sintomas de fadiga mental relacionados ao uso constante de aparelhos eletrônicos. Além de uma maior sensação de tranquilidade, nos “desligarmos” por algumas horas também traz benefícios para a criatividade, além de apurar a memória e aguçar a capacidade de resolução de problemas e a concentração.

Trilhar pode ser uma ótima oportunidade para praticar mindfulness, ou seja, a atenção plena. Observe o ambiente ao seu redor, escute os sons da natureza, perceba os cheiros ao seu redor, sinta a textura das plantas e árvores, e saboreie seu lanche durante a trilha. Que tal engajar todos os seus cinco sentidos em sua próxima caminhada?

 

Foto: Joshua Earle