Confira algumas dicas que separamos para trilheiros de primeira viagem

Você conheceu o Caminho da Mata Atlântica, já se inteirou os benefícios do contato com a natureza, e agora está morrendo de vontade de fazer uma trilha. Porém, por onde começar? Confira algumas dicas que separamos para trilheiros de primeira viagem.

Qual trilha devo escolher?

Primeiramente, é importante decidir quanto tempo você tem disponível. Você tem um dia inteiro livre, ou apenas algumas horas? Feito isso, é hora de escolher uma trilha com nível de dificuldade adequado. Caso você nunca tenha trilhado antes, o recomendável é escolher uma trilha de curta distância, com tempo de duração equivalente ao tempo que você é capaz de caminhar normalmente. Além disso, é recomendável a escolha de uma trilha com terreno relativamente plano e de fácil navegação. Lembre-se: o mais importante é se divertir! Por isso, evite realizar trilhas difíceis logo de cara. Além de ser uma experiência frustrante, você pode acabar se machucando.

Caso você não conheça nenhuma trilha em sua redondeza, pesquise na internet. Ou, se você tem amigos que já fazem trilhas, peça a eles algumas recomendações!

Sozinho ou acompanhado?

O ideal é que você tenha companhia. Se você tiver amigos que já fazem trilhas, convide-os: eles poderão te dar várias dicas, além de proporcionarem uma maior sensação de segurança. Caso você não conheça ninguém que compartilhe do seu novo interesse, você pode se juntar à grupos de trilhas ou a um clube ou federação de montanhismo em sua área. Realizar trabalho voluntário também é uma ótima maneira de se familiarizar com trilhas, além de ser uma oportunidade para conhecer mais pessoas interessadas em proteger e cuidar do meio ambiente! Vale lembrar que, tomadas as devidas precauções, crianças também são bem-vindas nas trilhas.

Porém, caso sua única opção seja ir sozinho, certifique-se de avisar alguém sobre onde você está indo e quanto tempo você deve demorar. Se possível, escolha um destino e horário movimentados.

O que vestir?

Caso você não possua nenhuma vestimenta e/ou equipamento específico para trilhas, não se desespere: é possível realizar trilhas leves com o que já temos em casa. Um dos itens mais importantes são os sapatos. É possível fazer uma trilha de baixo nível de dificuldade utilizando tênis de caminhada; porém, fique atento à superfícies escorregadias, pois seu tênis pode não possuir capacidade aderente. Outra dica é utilizar meias de tecido sintético ou de lã e evitar meias de algodão, que retém suor e umidade.

Certifique-se de checar a previsão do tempo, e vista roupas apropriadas para as condições previstas no dia de sua trilha. Mais uma vez, evite camisetas de algodão. Caso você não possua vestimenta especializada, vista uma camiseta velha e calça longa e confortável. Também é uma boa ideia levar um chapéu para proteger-se contra a radiação solar. Para trilhas curtas, leve qualquer uma das mochilas que você já tem em casa. Quanto mais leve ela for, melhor.

O que levar?

Lembre-se de levar água suficiente para o tempo de duração da trilha. No geral, recomenda-se o consumo de 1 litro de água por hora. Além disso, é importante que você se certifique de consumir quantidades suficientes de água nos dias que antecedem o passeio, para que você não esteja desidratado antes mesmo de começar! Leve também lanches leves, como frutas, barras de cereais e castanhas. Outros itens importantes que devem estar na sua mochila são: mapa ou GPS, protetor solar, repelente, kit de primeiros socorros, água e comida extras.

Por último, mas não menos importante, lembre-se de praticar o mínimo impacto! E boa trilha!