O Caminho da Mata Atlântica aderiu, em julho de 2023, ao Pacto pela Restauração da Mata Atlântica. O PACTO é um movimento nacional que articula e integra atores interessados na restauração do bioma que induzem ações e resultados em larga escala, com benefícios ambientais, sociais e econômicos. Um dos objetivos do PACTO é fomentar a restauração de 15 milhões de hectares de Mata Atlântica até 2050.
Ao ingressar no PACTO reafirmamos o nosso compromisso como iniciativa de conservação com objetivo de fortelecer o corredor clímatico da Serra do Mar. Aderindo ao pacto o CMA se compromete a:
Essa nova participação junto ao PACTO é um reflexo dos trabalhos e compromissos que o CMA vem assumindo para a restauração de áreas parceiras. Nos últimos anos o CMA vem realizando a restauração florestal de 350 ha ao longo do seu corredor assim como monitorando a fauna nesses trechos para compreender e avaliar o processo de restauração através de diversos projetos em parceria com o Instituto Internacional para Sustentabilidade, o WWF – Brasil e outros parceiros.
O Caminho da Mata Atlântica entende como fundamental a missão de articular instituições públicas e privadas, governos, empresas, comunidade científica e proprietários de terras com o objetivo de integrar esforços e recursos na geração de resultados em restauração e conservação em larga escala. Este é um dos objetivos também do Caminho da Mata Atlântica e dessa maneira estamos muito felizes de acompanhar as mais de 300 instituições que fortalecem esse PACTO!
Vamos juntos restaurando e fortalecendo a preservação por toda Mata Atlântica!