Borandá participa de festival de atividades ao ar livre no Rio

Pais, mães e filhos se reuniram no último domingo, 3 de dezembro, no encontro “Natureza em Família”, que esse mês homenageou o poeta Manoel de Barros. O festival é uma realização do No Quintal de Casa, que proporciona momentos de atividades em família na natureza, e aconteceu no Parque Nacional da Tijuca, ao lado do centro de visitantes.
Em parceria com o Programa Criança e Natureza/Alana, Movimento Borandá/WWF-Brasil, Oikotie, SusstentArt, Horta das Artes e Conecta Acessibilidade programaram um dia com atividades para todas as idades, proporcionando um momento de curtir a natureza juntos, com muita brincadeira e disposição.

Programação

No início da manhã, a contação de história fez com que, sentados em toalhas em meio a natureza do parque, as famílias se aconchegassem juntas. As cerca de 40 pessoas de idades variadas também experimentaram a trilha Cachoeira das Almas, em um momento de explorar a diversidade, as formas, as temperaturas e os sons da mata.
A oficina de pintura com tintas naturais, a de brincadeiras com elementos da natureza e o plantio de mudinhas de horta foram importantes para que as crianças entendessem mais sobre a natureza, além de gerar o sentimento de cuidado com o meio ambiente. Os participantes ainda compartilharam lanches em um piquenique colaborativo.

Parceria

O WWF-Brasil e o Instituto Alana se tornaram parceiros com o Movimento Borandá e o Programa Criança e Natureza em junho deste ano. O objetivo da parceria é atuar de forma colaborativa, promovendo brincadeiras e atividades ao ar livre que incentivem as crianças a explorar a natureza, melhorando a saúde e o desenvolvimento intelectual, social, emocional, espiritual e físico.