Pesquisa e Conservação

O Caminho da Mata Atlântica não é só para pessoas.

A proposta do Componente Pesquisa e Conservação é identificar as áreas prioritárias para proteção e recuperação de corredores ecológicos ao longo de todo o Caminho, incluindo a Serra do Mar e a Serra Geral.

Pesquisadores parceiros estão formando uma rede de especialistas para propor e executar ações de monitoramento em grande escala ao longo de toda a trilha, o que pode indicar efeitos das mudanças climáticas ao longo dos gradientes latitudinal e altitudinal. Os movimentos de médios e grandes mamíferos entre os grandes remanescentes também ajudam a identificar onde ainda existem corredores para a fauna e onde é necessário recuperar a floresta. Medidas como o proteção de nascentes e matas ciliares, incentivo à recuperação de áreas de reserva legal ou à implantação de sistemas agroflorestais podem ser soluções locais para um problema que ameaça todo o bioma.

Ao mobilizar pesquisadores, voluntários e autoridades locais o Caminho da Mata Atlântica pode ser uma importante ferramenta de conservação.

Ajude a monitorar você também, seja um cidadão cientista e um protetor da Mata Atlântica