Histórico

O Caminho da Mata Atlântica (CMA) é uma ideia antiga, apresentada pela primeira vez durante o VII Congresso Brasileiro de Unidades de Conservação (CBUC), em 2012. Na época, o CMA ainda se chamava Caminho da Serra do Mar, mas já previa mais de 2 mil quilômetros de trilha, inspirada na Appalachian Trail norte americana.

O Caminho começou a sair do papel, no entanto, com a criação do movimento social Borandá, uma iniciativa do Programa Mata Atlântica e Marinho do WWF-Brasil, junto com outras 13 instituições, além de voluntários, usuários, governo e operadores de turismo. O projeto é organizado por uma coordenação geral, comitês regionais e grupos locais e as articulações para sua implantação tiveram início em 2014.

O conceito se baseia no fato de que trilhas de longo curso são uma estratégia reconhecida de engajamento da sociedade, estímulo a atividades econômicas sustentáveis e várias apresentam resultados concretos de proteção e recuperação de corredores. Às vezes com milhares de quilômetros, essas trilhas permitem que uma pessoa percorra a pé grandes trechos em ambiente natural, conectando diversas áreas protegidas e conquistando muitos parceiros para os esforços de conservação. Mesmo aqueles que percorrem apenas um pequeno trecho têm a oportunidade de contato com a trilha e a sensação de envolvimento com a conservação do bioma.

Confira alguns eventos já realizados no âmbito do Caminho (alguns organizados por parceiros locais):

8 de Março de 2018
Mutirão de Sinalização e Oficina de Implementação, em Paraty - Fev/2018

Mutirão de Sinalização e Oficina de Implementação, em Paraty

O Mutirão de Sinalização e Oficina de Implementação foi realizado em Paraty, no RJ, dias 24 e 26 de fevereiro de 2018 e obteve avanços na sinalização de 18.5 km na Trilha e na definição de núcleos em Paraty e responsabilidades.
10 de novembro de 2017

Oficina de Traçado e Sinalização, em Paraty

A Oficina de Traçado e Sinalização foi realizada dias 10 e 11 de novembro de 2017 em Paraty, no Auditório do ICMBio.
26 de agosto de 2017

Oficina de Traçado e Sinalização, em Curitiba

A Oficina de Traçado e Sinalização foi realizada dias 26 e 27 de agosto de 2017, em Curitiba, no Clube Paranaense de Montanhismo.
22 de julho de 2017

Encontro para estruturação da governança do CMA, no Parque Nacional da Tijuca

O Encontro Borandá - Estrutura de Governança do Caminho da Mata Atlântica foi realizado em 22 de julho de 2017, no Parque Nacional da Tijuca, no RJ.
18 de novembro de 2016

Oficina e mutirão de sinalização, em Florianópolis

A Oficina e mutirão de sinalização foi realizada em Florianópolis, dia 18 de novembro de 2016. O avanço foi na Sinalização Trilha Caminho da Costa da Lagoa ao Ratones.
16 de Maio de 2016

Movimento Social Borandá – CMA, no INEA

O Encontro Movimento Social Borandá - Caminho da Mata Atlântica aconteceu dia 16 de maio de 2016, no Inea, no Rio de Janeiro.
22 de setembro de 2015

3º Encontro Caminho da Mata Atlântica, em Curitiba

III Encontro Caminhos da Mata Atlântica, realizado durante o VIII CBUC, em Curitiba, dia 22 de setembro de 2015.
1 de julho de 2015

Encontro Caminho da Mata Atlântica, em Florianópolis

O Encontro Caminho da Mata Atlântica foi realizado em Florianópolis dia 1 de julho de 2015.
13 de Abril de 2015
Adriana Mattoso

Movimento Social CMA, no PE da Serra do Mar

o Encontro Movimento Social Caminhos da Mata Atlântica. Trilha ao Longo da Serra do Mar foi realizado no Parque Estadual da Serra do Mar, SP - Núcleo Picinguaba, dias 13 e 14 de abril de 2015.
2 de Março de 2015

Movimento Social CMA, no PARNA da Tijuca

Movimento Social Caminhos da Mata Atlântica. Trilha ao longo da Serra do Mar, realizado no Parque Nacional da Tijuca, dias 2 e 3 de março de 2015.