Explore o Caminho

O Caminho da Mata Atlântica está sendo construído por várias mãos seguindo toda a cadeia montanhosa da Serra do Mar e chegando à Serra Geral, entre o Parque Estadual do Desengano (RJ) e o Parque Nacional dos Aparados da Serra-SC) incluindo muitos locais de grande potencial turístico e de conservação da natureza. No futuro é possível que o Caminho se estenda ainda mais, abrangendo outras importantes áreas da Mata Atlântica.

O traçado conecta diversas trilhas e travessias, muitas já existentes e algumas históricas, como é o caso de trilhas em Florianópolis, Caminho de Itupava (PR), a TransPetar (SP), a Volta da Juatinga, Transcarioca e Travessia Petrópolis-Teresópolis, entre outras.Você já pode percorrer todo o Caminho da Mata Atlântica usando estradas rurais ou acostamentos de rodovia para conectar alguns trechos ainda não implantados.

No mapa abaixo, veja por onde o Caminho vai passar!

Orientações para uso do mapa

  1. No mapa você pode visualizar todo o trajeto, o tipo de superfície de cada trecho e verificar se o trecho está sinalizado com as setas do Caminho ou com outro tipo de sinalização. Clicando em Basemap você pode escolher um mapa topográfico ou imagens de satélite como fundo. O mapa inclui ainda informações sobre os principais atrativos e sobre os parceiros do projeto que prestam serviços turísticos. Dê prioridade aos parceiros que apoiam as ações voluntárias e muitas vezes oferecem descontos aos caminhantes.
  2. Clicando nos trechos da trilha, parceiros, atrativos ou nas Unidades de Conservação você pode obter mais informações sobre cada elemento, incluindo nomes, contatos, listas de aves, atividades recreativas disponíveis, entre outras.
  3. Por favor contribua com a construção deste mapa enviando correções e sugestões para caminhodamataatlantica@gmail.com (use Mapa online no assunto). Borandá!