Conheça 5 benefícios que o contato com a natureza traz à saúde

Cheiro de terra molhada, canto de passarinhos ou o pôr do sol na praia. Estar em contato com a natureza traz paz interior, mas também aumenta a vitamina D no corpo, ajuda a aliviar o estresse e até a fortalecer a memória. Conheça a seguir os 5 principais benefícios de estar em contato com a natureza.

1. Aumenta a vitamina D no corpo

Seja no parque, na fazenda ou na praia, onde há natureza também há Sol e os raios solares são uma das melhores fontes de vitamina D para o corpo. Cerca de 15 minutos por dia ao ar livre, sem protetor solar, já são o suficiente para manter os níveis da vitamina nos níveis adequados. Depois, é necessário passar protetor solar para não correr riscos, como queimação e câncer de pele.

2. Melhora a respiração e a pressão arterial

Estar ao ar livre também ajuda com a respiração, já que o corpo se afasta da poluição da cidade. O ar puro é um prato cheio para os pulmões, assim como para a oxigenação do sangue, diminuindo os batimentos cardíacos e a pressão arterial. Ou seja, o corpo relaxa quando está em meio à natureza.

3. Aumenta a concentração e a memória

Estudos comprovam também que o contato com o meio ambiente pode melhorar a memória de curto-prazo e o poder de concentração da mente. Pequenas caminhadas ao ar livre todos os dias chegam a melhorar sua memória em até 20%, segundo estudo da Universidade de Michigan.

4. Ajuda a movimentar o corpo

Seja andando de bicicleta, fazendo trilha, nadando no mar ou escalando uma montanha, quase sempre estar conectado à natureza também é estar movimentando o corpo. O exercício ajuda a manter a forma física e também a prevenir várias doenças, como câncer e problemas cardíacos.

5. Alivia o estresse do dia a dia

Viver em um ritmo acelerado, aumenta o nível de estresse, ansiedade e pode até causar depressão. Fugir um pouco do cenário urbano traz benefícios também para a saúde mental. Afinal, o corpo precisa de uma pausa de tempos em tempos. Então por que não sair um pouco da rotina e aproveitar finais de semana, feriados ou férias para passeios em parques com a família? Todos vão se beneficiar!

Você pode começar fazendo trilhas por parques na sua cidade. Clique aqui para conhecer alguns caminhos.