Sargon Scheidt
O montanhismo e as caminhadas fizeram parte da infância de Sargon, que desde cedo não apenas brincava com os sacos de dormir e ouvia as histórias familiares das travessias e montanhas, mas também ia acampar em áreas naturais com a família principalmente na Grande Florianópolis, em Santa Catarina.
A conexão com as montanhas para ele se manteve sempre presente em caminhadas e subidas com amigos. Um grande incêndio no Morro do Cambirela em 26 de abril de 2020 o motivou a fazer e instalar placas que citavam leis que proibiam fogueiras nas UCs e especialmente naquela região, como se a montanha estivesse falando e informando os caminhantes. Com essa iniciativa ele acabou conhecendo a Federação de Montanhismo e Escalada de Santa Catarina (FEMESC) que o apresentou o Caminho da Mata Atlântica. Foi aí que ele conheceu outros voluntários e guias locais que também estavam engajados com o CMA na proteção do Cambirela.
Para ele a união com outros voluntários que passaram a ser “amigos pra vida”, o viés de conservação ambiental da iniciativa, e a conexão que o Caminho permite com outras pessoas e comunidades passaram a ser sua grande motivação para colaborar com o manejo das trilhas.
A partir dessa união já foram diversas ações de manejo e sinalização do Caminho da Mata Atlântica que ele participou nas trilhas leste e norte do Cambirela no Parque Estadual da Serra do Tabuleiro (PEST), na Pedra Branca em Palhoça, além da elaboração de um vídeo na Ponta das Andorinhas e na Guarda do Embaú. Além desses trechos Sargon também já caminhou pelo CMA na comunidade de Vargem do Braço em Santo Amaro da Imperatriz.
Para o futuro Sargon se mantém engajado para que o CMA mantenha o foco no seu propósito de conectar a Mata Atlântica e as pessoas ao longo das próximas gerações, como ele complementa, “para que seja visto e falado por todos os cantos por jovens e crianças de todas as idades”.
Além das atividades com o Caminho da Mata Atlântica Sargon mantém vivas as caminhadas com amigos e com sua esposa, companheira de aventuras que também o apoia nas atividades de manejo. Sargon é técnico de ar condicionado e condutor de atividades de aventura. Está credenciado ao PEST e é associado e engajado à Associação Catarinense de Escalada e Montanhismo (ACEM) e à Associação Serra Geral de Montanhismo (ASGEM).
Publicado em fevereiro de 2023.